A Responsabilidade Social (RS) de uma organização é um processo contínuo de melhoria da empresa, na sua relação com os seus colaboradores, com a comunidade na qual está inserida e com os seus parceiros. Neste artigo vamos discutir as vantagens de promover ações de RS na sua empresa, bem como alguns exemplos de práticas que pode implementar.
Normalmente, a RS apoia-se em três pilares fundamentais: meio ambiente, economia e sociedade. Uma empresa socialmente responsável tem um compromisso para com a comunidade, quer do ponto de vista da preservação ambiental, quer do bem-estar das pessoas, quer do ponto de vista do espaço económico onde atua.
Podem-se identificar duas dimensões de responsabilidade social: interna e externa. Na dimensão interna, as práticas socialmente responsáveis estão relacionadas com os direitos humanos, diversidade, igualdade de género, saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores, formação, adaptação à mudança, entre outros. Ainda na dimensão interna, estão integradas questões ambientais como a diversidade, alterações climáticas, utilização eficiente de recursos, gestão do impacto ambiental e prevenção da poluição.
Por outro lado, na dimensão externa, a RS das empresas materializa-se na rede de relações com as comunidades locais, clientes e fornecedores, investidores e acionistas e inclui ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável, saúde e bem-estar da sociedade.
Existem inúmeras vantagens relacionadas com a implementação de iniciativas de RS na sua empresa:
- Aumento do reconhecimento da marca: ao mostrar que a sua empresa está empenhada em criar impacto positivo, está a mostrar à comunidade que se preocupa e quer ajudar. Este esforço vai promover uma imagem mais positiva da organização, contribuindo para a sua boa reputação;
- Crescimento do volume de negócios, as vendas aumentam e conquistam clientes: ter um bom produto ou serviço já não é suficiente para atrair clientes. Os consumidores estão preocupados com o impacto das organizações na sociedade e no meio ambiente, preferindo apostar em empresas que demonstrem consciência social;
- Melhoria do relacionamento com os seus colaboradores: não só os consumidores sentem o impacto de uma boa estratégia de RS. Os colaboradores de uma empresa sentem-se mais motivados e são mais produtivos quando sabem que estão a contribuir para uma sociedade melhor. As boas práticas de RS estimulam o crescimento pessoal e profissional e ajudam a desenvolver um ambiente de trabalho mais feliz e positivo, o que faz com que a empresa atraia e mantenha o seu capital humano que se torna o grande embaixador da marca;
- Aumento da vantagem competitiva: empresas comprometidas com sustentabilidade e responsabilidade social destacam-se da concorrência e ganham vantagem competitiva. Cerca de 90% dos consumidores afirmam confiar mais em empresas socialmente responsáveis;
- Melhora as relações com fornecedores e parceiros: a adoção de políticas de RS reforça ligações entre a empresa e os seus fornecedores e parceiros;
- Ajuda a melhorar a sociedade: a empresa compromete-se a promover o bem-estar da comunidade que o rodeia e procura impactar de forma positiva a sociedade;
Por fim, seguem-se alguns exemplos de boas práticas de RS que pode adotar na sua empresa:
- Incentivar boas práticas e zelar pelas condições de trabalho e segurança dos seus colaboradores;
- Elaborar um código de conduta;
- Adotar práticas de recrutamento responsáveis, não discriminatórias e atentas à igualdade de oportunidades e à diversidade;
- Incluir planos de formação e aprendizagem contínua ao longo da vida;
- Criar condições que permitam um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal de cada colaborador;
- Incentivar o feedback e as avaliações de desempenho para averiguar a satisfação dos funcionários;
- Reduzir a emissão de poluentes;
- Utilizar fontes de energia renováveis;
- Fazer uma gestão responsável de recursos financeiros, evitando desperdícios, fazendo investimentos conscientes e prestando contas de forma transparente;
- Participar ativamente na comunidade, tornando-a mais próspera;
- Criar canais de comunicação entre a empresa e a comunidade;
- Participar e patrocinar eventos e projetos sociais;
- Criar campanhas que incentivem hábitos alinhados com a sustentabilidade: promover a redução e reutilização de recursos e reciclagem de produtos; economizar água; entre outras;
- Fazer parcerias e contratos com fornecedores locais.
Não faltam boas razões para a sua empresa ser socialmente responsável. Quando vai começar?