Pensar em estratégias perfeitas é uma utopia, porque cada caso precisa de uma abordagem personalizada. No Marketing Digital, o conteúdo deverá ser um elemento central, mas primeiro deve considerar que tipo de conteúdos o seu público-alvo quer ver.
O que é Marketing de Conteúdo?
Significa produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo sem pedir nada em troca, ajudando-o a esclarecer dúvidas e a atrair potenciais clientes.
Quais são os resultados do marketing de conteúdo?
- Tráfego orgânico
Conteúdo de qualidade resulta em partilhas online, o que o vai ajudar a ganhar visibilidade de resultados não pagos nos motores de pesquisa.
- Leads
Fazer marketing de conteúdo atrai as pessoas para a compra de um produto seu. Ao fornecer conteúdo importante, contribui para estas se sintam mais próximas e que, quando precisarem de adquirir algo, o façam na sua empresa.
- Notoriedade da marca
A sua notoriedade no mercado irá construir-se aos poucos, cultivando o interesse do público na sua palavra acerca de determinadas temáticas.
- Reduzir custos de aquisição de clientes
Os resultados não serão tão imediatos como ao fazer campanhas publicitárias, porém, vai desenvolver uma base consistente de clientes.
O que posso comunicar?
Não aborde sempre a mesma temática! Abra o seu nicho e irá encontrar mais variedade de temas – por exemplo, em vez de falar sempre dos benefícios da corrida para a saúde, fale de mais desportos ou de outros aspetos de bem-estar.
É importante planear antecipadamente os conteúdos que queremos desenvolver. Cada formato funciona de forma diferente, devemos atentar onde divulgar, como o fazer e como amplificar a mensagem para alcançar o maior número de pessoas possível. O que podemos produzir?
- Vídeos e/ou Fotografias para Redes Sociais
- Artigos para um Blog
- Mensagens de E-mail Marketing
- E-books
- Podcasts
- Aplicações Móveis
- Webinars
- Templates
Como posso fazer Marketing de Conteúdo?
- Seja paciente.
Os resultados não serão imediatos, mas serão eficazes.
- Não crie conteúdo sem conhecer o mercado
Mesmo que saiba sobre quer comunicar, não o faça sem saber se o público que o acompanha está interessado no mesmo.
- Contextualize o seu conteúdo
Apesar de a diversificação poder atrair visualizadores novos, não apresente informação que não se insira na sua área de trabalho. Isto poderá, inclusive, denegrir a sua credibilidade.
- Seja consistente
A sua consistência vai determinar o seu sucesso. Não comece por publicar dois posts semanais nas redes sociais se não conseguir manter esse conteúdo com a mesma regularidade e/ou qualidade.
- Métricas ≠ Vendas
Sem tem milhares de seguidores e de gostos nas suas redes sociais, a sua estratégia não está a formular. O que importa, no final, são as vendas e não os números.
- Delegue tarefas
Defina quem será responsável por produzir os conteúdos programados. Se esta tarefa não for atribuída, provavelmente não será cumprida.