A Importância do conteúdo numa estratégia de Marketing Digital

O Marketing Digital revolucionou o mercado ao permitir analisar instantaneamente o retorno dos investimentos, segmentar a comunicação, possibilitar mais interação e ter menos custos. Com a emergência das redes sociais, surgiu o Marketing de Conteúdo. Mas o que é e como se faz?

Pensar em estratégias perfeitas é uma utopia, porque cada caso precisa de uma abordagem personalizada. No Marketing Digital, o conteúdo deverá ser um elemento central, mas primeiro deve considerar que tipo de conteúdos o seu público-alvo quer ver.

O que é Marketing de Conteúdo? 

Significa produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo sem pedir nada em troca, ajudando-o a esclarecer dúvidas e a atrair potenciais clientes. 

Quais são os resultados do marketing de conteúdo?

  • Tráfego orgânico

Conteúdo de qualidade resulta em partilhas online, o que o vai ajudar a ganhar visibilidade de resultados não pagos nos motores de pesquisa.

  • Leads 

Fazer marketing de conteúdo atrai as pessoas para a compra de um produto seu. Ao fornecer conteúdo importante, contribui para estas se sintam mais próximas e que, quando precisarem de adquirir algo, o façam na sua empresa.

  • Notoriedade da marca 

A sua notoriedade no mercado irá construir-se aos poucos, cultivando o interesse do público na sua palavra acerca de determinadas temáticas. 

  • Reduzir custos de aquisição de clientes 

Os resultados não serão tão imediatos como ao fazer campanhas publicitárias, porém, vai desenvolver uma base consistente de clientes.

O que posso comunicar?

Não aborde sempre a mesma temática! Abra o seu nicho e irá encontrar mais variedade de temas – por exemplo, em vez de falar sempre dos benefícios da corrida para a saúde, fale de mais desportos ou de outros aspetos de bem-estar.

É importante planear antecipadamente os conteúdos que queremos desenvolver. Cada formato funciona de forma diferente, devemos atentar onde divulgar, como o fazer e como amplificar a mensagem para alcançar o maior número de pessoas possível. O que podemos produzir?

  • Vídeos e/ou Fotografias para Redes Sociais
  • Artigos para um Blog
  • Mensagens de E-mail Marketing
  • E-books
  • Podcasts
  • Aplicações Móveis
  • Webinars
  • Templates

Como posso fazer Marketing de Conteúdo?

  • Seja paciente.

Os resultados não serão imediatos, mas serão eficazes. 

  • Não crie conteúdo sem conhecer o mercado 

Mesmo que saiba sobre quer comunicar, não o faça sem saber se o público que o acompanha está interessado no mesmo. 

  • Contextualize o seu conteúdo

Apesar de a diversificação poder atrair visualizadores novos, não apresente informação que não se insira na sua área de trabalho. Isto poderá, inclusive, denegrir a sua credibilidade.

  • Seja consistente 

A sua consistência vai determinar o seu sucesso. Não comece por publicar dois posts semanais nas redes sociais se não conseguir manter esse conteúdo com a mesma regularidade e/ou qualidade.

  • Métricas ≠ Vendas 

Sem tem milhares de seguidores e de gostos nas suas redes sociais, a sua estratégia não está a formular. O que importa, no final, são as vendas e não os números.

  • Delegue tarefas 

Defina quem será responsável por produzir os conteúdos programados. Se esta tarefa não for atribuída, provavelmente não será cumprida.

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