A importância das Redes Sociais nas Empresas

Estar presente numa rede social é mais do que simplesmente ter um perfil da sua empresa criado; é importante que esse perfil seja desenvolvido da melhor forma, para ser uma mais-valia para a empresa, mas como?

A presença das empresas nas redes sociais não para de crescer, e isso não é obra do acaso. Este meio digital tem cada vez mais importância devido aos benefícios que pode trazer para o negócio, pois a comunicação com o cliente é feita de uma forma mais direta e informal.

As empresas têm vindo a apostar muito na publicidade em meios digitais, nos últimos anos, estima-se que o investimento em publicidade na web tenha aumentado mais de 40%, e as redes sociais contribuíram bastante para isso.

Num mundo cada vez mais digital, as empresas podem (e devem) apostar na presença pensada nas redes sociais.

A importância das redes sociais para as empresas

Hoje em dia, qualquer estratégia de marketing deve, pelo menos, considerar a presença online da entidade, tirando partido dos milhões de utilizadores regulares das redes sociais. 

As redes sociais são uma mais-valia para o negócio, pois permitem aumentar a sua visibilidade, criar uma relação mais próxima com clientes ou potenciais clientes e ter uma interação muito mais informal e pessoal, algo que não é possível em outros meios.

A sua empresa nas redes sociais

Para estar presente nas redes sociais, não basta criar um perfil da sua empresa no Facebook, Instagram ou outra rede social, é preciso pensar no posicionamento do seu negócio online e aplicar as melhores estratégias.

Para isso é importante não só criar conteúdos de qualidade que sejam relevantes para os clientes, mas também, acompanhar o desempenho desses conteúdos.

Mais do que publicar aquilo que pensa que é benéfico para a sua empresa, é essencial perceber o que os seus clientes querem ver, pois é esse interesse que permite que a sua página seja visitada regularmente.


Os principais benefícios

São muitos os benefícios que uma empresa pode ter ao utilizar uma rede social da forma correta, dos quais se destacam os seguintes: a possibilidade de uma relação mais próxima com o cliente, o aumento da visibilidade da empresa e ainda a possibilidade de recolher dados estatísticos sobre os visitantes das páginas nas redes sociais.

Gerar tráfego para o seu website

Esta é outra grande vantagem das redes sociais, a possibilidade de direcionar os seus clientes para o website, onde normalmente há mais informação sobre a sua empresa e o seu negócio.

Apesar desta possibilidade, as suas redes sociais e o seu website não devem ser vistos como duas ferramentas individuais, mas sim como um conjunto de meios de divulgação da sua empresa online. A sua estratégia deve passar sempre pela coerência de informação e por aproveitar as vantagens que cada meio tem para lhe oferecer.

Criar notoriedade 

Uma das melhores formas de se distinguir da concorrência é apresentar conteúdos com maior qualidade. Os conteúdos devem ser bem trabalhados e pensados, ponderando também o que os seus clientes esperam de si. Quanto melhor for o seu conteúdo nas redes sociais, mais pessoas vai alcançar, e isso pode resultar num acréscimo de potenciais clientes.

No entanto, a qualidade das publicações é relativa e não há uma fórmula secreta para criar uma publicação impactante. Assim, é preciso testar vários tipos de publicação diferentes, tendo sempre como foco o seu público. 

Conclusão

Usadas de uma forma correta, as redes sociais podem ajudar a sua empresa a crescer.  Por isso, pense se faz sentido para a sua empresa criar um perfil numa rede social (ou várias).

Analise o seu público-alvo e publique o que ele quer e gosta de ver. Não há estratégias erradas, mas podem existir algumas que funcionam melhor do que outras.

Se tiver com dificuldades em seguir estes passos, a nossa equipa está sempre disponível para o ajudar.

Partilhar Artigo

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Subscreva a nossa newsletter

Quer ficar a par das novidades e receber os nossos conteúdos no seu e-mail? então preencha este formulário para subscrever a nossa newsletter

Top