7 Razões para fazer compras no comércio local

Ao longo do tempo, o comércio local ou tradicional tem enfrentado algumas dificuldades. Mesmo assim, lojas que conhecemos desde muito novos conseguiram adaptar-se aos novos tempos e mantêm-se abertas. Porquê? Neste artigo vamos falar sobre as vantagens de comprar no comércio local.

O comércio local ou tradicional é uma forma de compra e venda num ambiente de proximidade, que apenas é possível nos espaços de pequena e média dimensão, onde compramos com base na confiança e qualidade dos produtos e dos serviços.

Mais ainda, o comércio local é o grande motor da economia e da dinâmica social das regiões, gerando riqueza para os concelhos: cria postos de trabalho, valoriza a agricultura, os produtos endógenos, a natureza, a história, a cultura e as gentes. 

Mas afinal quais são as vantagens de comprar no comércio local?

  1. Comércio de proximidade com o consumidor, seja na venda de produtos ou serviços, com venda e atendimento personalizados. Os lojistas estão sempre disponíveis para escutar e aconselhar; muitas vezes tratam-nos pelo nome e, normalmente, já conhecem os nossos gostos; 
  2. Horário muitas vezes alargado: muitas vezes, a pedido do cliente, os lojistas trabalham fora de horas;
  3. Conhecimento ao longo de gerações: os filhos que se tornam pais e depois avós, mantendo as tradições;
  4. São verdadeiros: quando não fica bem, quando o produto já não está nas melhores condições, quando um negócio ou uma ideia não vai funcionar, normalmente, dizem‑nos e aconselham-nos outro produto ou serviço;
  5. Não se limitam ao “não temos”: Se não têm o produto certo, pedem aos fornecedores, imediatamente, um novo produto ou aconselham outra loja/empresa que normalmente o tem;
  6. Mandam mensagem quando “chegam” novidades;
  7. Não somos “mais um”, somos nós: os lojistas conhecem-nos, identificam as nossas necessidades, características e desejos, mantendo sempre um elo de confiança connosco.

Os nossos conselhos para esta época natalícia e também para o resto do ano é: Façam as compras no comércio local! Façam negócios com as empresas locais! Contribuam para a economia da vossa região!

Partilhar Artigo

Subscreva
a nossa
newsletter

Top