Ser mais criativo: 7 dicas para potenciar a criatividade

Quando vemos trabalhos ou ideias inovadoras pensamos que há pessoas que são criativas desde que nasceram. A verdade é que, tal como os músculos, o nosso cérebro pode ser treinado, e é possível potenciar algumas competências, entre elas a criatividade. Mas como?

A criatividade é a capacidade de transformar o que já existe ou de criar algo novo através de ideias inovadoras; significa olhar para o mundo e explorá-lo de forma diferente. Normalmente, as pessoas criativas conseguem criar novas formas de enfrentar desafios e trazem uma nova perspetiva sobre os problemas.

Algumas pessoas podem ser naturalmente mais criativas que outras, mas a criatividade pode ser fortalecida ou potenciada, com treino e com a ajuda de algumas estratégias.

  • Cuide da sua saúde física e mental

Vários estudos sugerem que a criatividade e o bem-estar estão intimamente ligados: o bem‑estar cria condições favoráveis à criatividade e, por sua vez, comportamentos criativos levam a um aumento do bem-estar.

Para melhorar o bem-estar físico e psicológico deve dormir bem, ter uma alimentação saudável e praticar exercício físico. Ter um estilo de vida saudável é essencial para o desenvolvimento do pensamento criativo, assim como para o treino de qualquer outra competência.

Relativamente à saúde mental, tente eliminar pensamentos negativos ou (auto)críticas que o possam prejudicar. Aprenda com os erros; é necessário persistir, não desistir e trabalhar a resiliência; ter autoconfiança e acreditar em si próprio e não ter medo de correr riscos. 

É também muito importante manter a mente aberta e acreditar no seu potencial de crescimento, ou seja, acreditar que consegue adquirir e desenvolver competências, como a criatividade.

  • Faça pausas e deixe a mente divagar


Já lhe aconteceu ter uma ideia excelente enquanto está a tomar banho, a dar uma caminhada ou mesmo a dormitar? Isso acontece porque as pausas permitem que o cérebro continue a trabalhar nas ideias ou problemas sem que tenha consciência disso.

Se puder, faça pausas que lhe permitam deixar a mente divagar. Tente balancear momentos de concentração com divagações que lhe proporcionem descanso e potenciem o pensamento criativo.

  • Procure desafios e experiências diferentes


Novas atividades, cursos, eventos ou experiências vão desafiá-lo, vão fazer com que saia da sua área de conforto, encare a vida sem medos e fortaleça a sua confiança. 

Viaje, assista a filmes, leia livros, ouça música, dance, pinte, toque um instrumento, jogue jogos. Estas atividades potenciam a curiosidade e a imaginação, criam novas emoções e sensações, e incentivam o cérebro a explorar novos caminhos.

Da próxima vez que se deparar com um problema, explore novas formas para o resolver, trabalhe nelas e encontre a melhor solução. Procurar novas abordagens é uma ótima maneira de desenvolver o pensamento criativo. 

  • Aponte as suas ideias


Tenha sempre um caderno e caneta para apontar as suas ideias, pois é impossível lembrar-se de tudo o que pensou durante o dia. Essas ideias, no futuro, podem ser parte integrante da sua criação.

Além disso, escrever à mão aumenta a atividade neuronal em algumas áreas cerebrais relacionadas com o pensamento, linguagem e memória de trabalho.

  • Divirta-se


A criatividade é potenciada pelos momentos de descontração e de humor. Aproveite o tempo para se divertir: jogue jogos, assista a comédias, conviva com os seus amigos, divirta-se!

  • Questione o que está estabelecido


Por norma, a sociedade incentiva o conformismo e inibe a individualidade. Não se acomode ao que está estabelecido. À afirmação “sempre fiz assim”, responda “e se experimentasse de outra forma”? 

Disponha-se a correr riscos, a falhar, a ser diferente, a destacar-se, a questionar e a rir-se de si próprio. 

Partilhar Artigo

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Subscreva a nossa newsletter

Quer ficar a par das novidades e receber os nossos conteúdos no seu e-mail? então preencha este formulário para subscrever a nossa newsletter

Top