As Soft Skills são competências intra e interpessoais, que não estão diretamente associadas a uma tarefa específica – são transversais. Envolvem as aptidões mentais, emocionais e sociais de cada um e são independentes da formação académica porque são fruto das experiências, cultura e educação de cada pessoa, entre outros fatores.
Estando também associadas à forma como os indivíduos se relacionam entre si no ambiente corporativo e nos trabalhos em equipa, por consequência, as Soft Skills são extremamente valorizadas pelas empresas.
Já Steve Jobs dizia:
“Precisamos cada vez mais de quem tem educação cultural, social e humana, de quem tem formação nas ciências sociais, nas artes, nas humanidades, juntamente com a da informática.”
As entidades empregadoras necessitam, cada vez mais, que os seus colaboradores demonstrem mais do que habilidades e conhecimentos técnicos (as chamadas Hard Skills). O colaborador ideal é aquele que consegue reunir Hard Skills e Soft Skills. Independentemente do cargo e função desenvolvida, a necessidade de saber ser, saber estar e saber fazer é fundamental para a evolução e sucesso profissional.
São as Soft Skills que determinam um ambiente de trabalho sustentável, saudável e produtivo, e, no processo de resolução de conflitos, são as Soft Skills que determinam quem sabe comunicar com o outro, identificar o problema e procurar uma solução viável para todos.
Eis uma lista de algumas Soft Skills extremamente valorizadas:
- Pensamento crítico
- Criatividade
- Comunicação efetiva
- Negociação
- Inteligência emocional
- Resolução de problemas
- Tomada de decisões
- Flexibilidade cognitiva
- Orientação para servir
- Gestão de pessoas
- Trabalho de equipa
- Organização e planeamento
- Iniciativa
- Empatia
A AMH Consulting, como empresa de consultoria no eixo do Desenvolvimento Pessoal, desenvolveu o Programa GO4it, cujo objetivo é, precisamente, a sensibilização e capacitação das pessoas para as Soft Skills. Saiba mais sobre o este Programa aqui.